Decorre a partir de 19 de Outubro o VI FÓRUM NEGRO DE ARTE E CULTURA

Em sua sexta edição, o Fórum Negro de Arte e Cultura – FNAC, que acontece de 19 a 22 de Outubro na UFBA, com o tema Ibejiró: Arte e Cultura das Infâncias, traz para a roda de discussão a  pluversalidade das estéticas negras no universos das infâncias, aqui inspirado poeticamente na divindade ibeji, do panteão mitológico e ancestral da cultura Iorubá.

Por: Juliana Monique

A proposta é evidenciar epistemes, práxis artísticas, pedagógicas e políticas públicas desenvolvidas por universidades, colectivos artísticos, instituições e agentes da sociedade civil que promovam a infância negrorreferenciada.  Os debates sulerão em torno da infância negra e estratégias antirracistas para transformação dos currículos, produção de saberes e práticas dos cursos de Arte e suas perspectivas político-culturais na universidade. Como a universidade vem contribuindo para reflexões em torno dessas temáticas?

Para a Profª Drª Evani Tavares, “o Fórum Negro De Arte E Cultura- FNAC, que acontece na UFBA desde 2017, busca ser um espaço propositivo e de discussão sobre a necessidade da UFBA, particularmente, nossas escolas de artes e humanidades, diversificar os referenciais teóricos e metodológicos dos currículos e suas práticas de modo contemplar as culturas negras e indígenas”, complementa.

Se empenhando em trazer para a cena temas, identificados na prática académica, como estratégicos para a discussão etnico-racial na formação em artes, o FNAC apresenta pesquisas, produções artístico-culturais e ações efectivas e qualificadas de conteúdos e teorias fundadas no universo e cosmovisão das culturas negras. Por isso toda comunidade negra e pessoas engajadas na luta antirracista são convidadas a juntar-se a nós nesse movimento de mudança e resistência.

 

Comissão Organizadora – 6ª – FNAC

 

Serviço

O quê: 6º FÓRUM NEGRO DE ARTE E CULTURA

Quando: 19 a 22/10

Que horas:  08:00 às 21:00

Onde: Universidade Federal da Bahia

Quanto custa: Gratuito

Informações? https://linktr.ee/Forumnegro

Visits: 4

Visão Channel Tv https://tv.jornalvisaomoz.com

Visão Channel TV, é parte da empresa de Media Moçambicana, denominada Visão Moçambique — Comunicação & Serviços Lda. É um canal de televisão virado à Educação, Entretenimento e Notícias. Digitalizamos a maneira como a notícia chega às suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Você também pode gostar

Mais do autor