“Eu aceitei lhe emprestar dinheiro a confiar nesse tal TSU e aqui em casa já não temos arroz”

As complicações na harmonização da TSU(Tabela Salarial Única), está a separar vizinhos, amigos e familiares. Uma denúncia anónima recebida pelo Jornal Visão Moçambique, conta um episódio de uma senhora adulta dos seus 45 anos, também funcionária pública que faz o famoso “Xitike”, com amigos de infância e escola, que está a perder credibilidade devido ao atraso no pagamento dos salários reajustados ou não.Segundo conta a visada, o facto prende-se na demora para ter salário, o que está a afectar não só o decurso normal da convivência familiar mas também dos seus afazeres e lazeres que a ajudaram a erguer a casa de 2 quartos e uma sala que hoje é sua residência.

“Estou a desabafar convosco, porque com os meus colegas do serviço podem pensar que sou única a passar por esta situação e justamente agora que as coisas pareciam estar para melhorar com o aumento a 100% do meu ordenado, mas parece, sinceramente falando que o diabo se adiantou”, desabafou a mulher.

Esta cidadã não é a única. Várias mensagens circulam pelas redes sociais e com aparências de “memes”, pedem que o processo da TSU pare e fique apenas a TSA(Tabela Salarial Antiga).

Em meio a isso, há erros na Tabela Salarial Única da Função Pública (TSU), recentemente apresentada pelo Ministério da Economia e Finanças. A entrada em funcionamento do instrumento foi travada, parcialmente, devido a inconformidades detectadas pelo governo.

O Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, disse no final de mais uma sessão do Conselho de Ministros nesta terça-feira, 19, que as inconformidades deverão ser corrigidas e quando os erros estiverem ultrapassados a TSU será implementada na globalidade com retroactivos.
Tonela indicou que a aplicação dos critérios de idade e tempo de serviços na carreira colocam em causa os objectivos que levaram a aplicação da TSU.
Para já, o pagamento só será implementado para o nível 1, ou seja, para o salário mínimo estabelecido em cerca de oito mil meticais.
O Governo assegura que pagará salário aos demais funcionários, incluindo os dirigentes do Estado com base nas tabelas salariais existentes antes da entrada em vigor da TSU.

Views: 12

Visão Channel Tv https://tv.jornalvisaomoz.com

Visão Channel TV, é parte da empresa de Media Moçambicana, denominada Visão Moçambique — Comunicação & Serviços Lda. É um canal de televisão virado à Educação, Entretenimento e Notícias. Digitalizamos a maneira como a notícia chega às suas mãos e ao bolso através desta camada jovem que faz Jornalismo Social e Responsável.

Você também pode gostar

Mais do autor